Rua Jaguapitã 286 cep 84071-010 - Ponta Grossa - PR
Tel (0xx42) 227.1819 Fax (0xx42) 227.4593.

A Paróquia Nossa Senhora do Pilar foi fundada em 20 de setembro de 1970. Dedicada a Nossa Senhora do Pilar, na atualidade está formada por 6 comunidades, com um total de 35.000 paroquianos. Os Padres Agostinianos estão trabalhando nela desde o ano 1985, e desde então, têm privilegiado as atividades de promoção humana, como elemento importante da pastoral paroquial, pois ao ser uma paróquia de periferia da cidade, as condições de vida estão sendo muito difíceis para o povo pobre que é a base da paróquia. De fato, duas comunidades, as de Santo Agostinho e Santa Rita, estão inseridas no meio das favelas do Campo de Fubá e do Jardim Monte Carlo.

Atividades de Promoção Humana

Na tarefa de evangelização integral, destaca-se a Pastoral da Criança que é realizada em todas as comunidades paroquiais uma vez por semana, assim como os cursos de Alfabetização de Adultos, clube de mães e gestantes, e outros cursos.

Outros movimentos existentes envolvidos no trabalho da promoção humana são: a Pastoral da Saúde, os Vicentinos, e a Pastoral Operária.

Nas comunidades de N. Sra. do Pilar e de N. Sra. das Graças, existe a Ação Social que organiza tais atividades, e que está formada pelos representantes dos movimentos e pastorais de caráter social.

Nas atividades especificamente religiosas existe um grande leque de movimentos tradicionais da Igreja como são: o Apostolado da Oração, a Legião de Maria, as Capelinhas, a Liga Católica. Existem também o Dízimo, as Equipes de Liturgia, a Pastoral Familiar, o Conselho de Assuntos Econômicos, os Ministros Extraordinários da Eucaristia e a Pastoral do Batismo.

Entre os movimentos que desejam educar à juventude estão a catequese organizada em todas as comunidades, a Pastoral da Juventude e a Pastoral Vocacional.

A PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PILAR é uma paróquia totalmente voltada para a evangelização, pois, todos os movimentos e pastorais estão envolvidos, por meio dos seus líderes, no processo de renovação pela chegada do Novo Milênio. Nela os leigos estão tomando o seu lugar na Igreja e se comprometendo na construção do Reino de Deus.

Cada comunidade está organizada a partir de um Conselho de Pastoral da Comunidade (CPC), formado pelos representantes de todos os movimentos e pastorais, que é o encarregado de organizar as atividades. Também os leigos são os que tomam conta da dimensão econômico e administrativa da paróquia por meio do Conselho de Assuntos Econômicos (CAE).