VICARIATO DO SANTÍSSIMO NOME DE JESUS DO BRASIL

Há cem anos que os agostinianos estão no Brasil

Com certeza a primeira vez que foi mencionado o nome de Sto. Agostinho em terras brasileiras aconteceu em 1500, quando uma esquadra portuguesa tocou num recanto do litoral da Bahia, denominando-o Cabo de Sto. Agostinho, porém da história e presença da ordem de Sto. Agostinho antes de 1899 pouco podemos dizer. É lógico que a província portuguesa tenha enviado vários dos seus filhos à colônia do Brasil. Também brasileiros ingressaram na ordem, já em Portugal, como é o caso de Frei José de Sta. Rita Durão (1720-1784), natural de Cata Preta (Minas Gerais), autor do poema épico “O Caramuru”.
A nossa história no Brasil inicia em 1899, quando um grupo de religiosos Agostinianos da Província de Filipinas: Padres Joaquín Fernández, Alfredo Carrocera Valdés, Cándido de San Miguel, Baltasar Gamarra e o Frei Maximiano Andrés, desembarcaram em Rio de Janeiro no dia 17 de Junho. Inicia-se desta forma o Apostolado Docente, Social e Paroquial que perdura até os dias de hoje.
Em 1926 a recém-criada Vice-Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil, da qual dependiam os primeiros religiosos chegados desde 1899, passa a depender da Província do Santíssimo Nome de Jesus da Espanha, criada neste ano, pela Província de Filipinas, para dedicar-se principalmente ao ensino e às missões no Brasil e na Argentina.
Em 30 de março de 2002 a Vice-Província do Ssmo. Nome de Jesus do Brasil passou a chamar-se de Vicariato do Ssmo. Nome de Jesus do Brasil.

O Vicariato do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil é chamado de SOCIEDADE INSTRUÇÃO E SOCORROS (SIS), entidade social, filantrópica, sem fins econômicos, declarada de utilidade pública, municipal, estadual e federal, com sede na Rua Dona Brígida, 671 - Vila Mariana; CEP:04111-081 - tel: (11) 5572.0782 - São Paulo, SP., fundada e mantida pelos Padres Agostinianos, desde 1921, vem atuando ininterruptamente em suas Obras Sociais, ampliando a cada ano seu âmbito de ação e seus núcleos de atendimento. Sempre trabalhou e continua trabalhando dentro de seus objetivos institucionais: a educação, a formação e a promoção humana, a assistência social, a orientação e atendimento familiar e religioso, atingindo o jovem, o adolescente, a criança e a família.

<<< VOLTAR